PRÉMIO KÖR

Portugal é um país rico em diversidade. Infelizmente, nem sempre vemos essa riqueza celebrada na literatura. Numa época onde testemunhamos o crescimento assustador do racismo e da discriminação, consideramos que é de extrema importância dar voz a todos os cidadãos portugueses de cor. E haverá algo melhor que um livro para nos fazermos ouvir?
No âmbito da promoção da literatura portuguesa e do seu enriquecimento, bem como da celebração da diversidade no nosso país, as Edições Velha Lenda abrem a partir de dia 25 de Abril de 2021 as candidaturas do Prémio Kör 2021, na categoria do Romance.
Este concurso é reservado a todos os cidadãos de cor de nacionalidade portuguesa.
Está na hora de mostrarmos que Portugal tem em si um arco-íris.
REGULAMENTO
CONDIÇÕES
Para participarem neste concurso os escritores devem de se inserir em todos os pontos abaixo indicados.
- Maiores de 18 anos.
- Nacionalidade portuguesa.
- Sem obras publicadas; deste ponto excluem-se edições de autor.
- Serem cidadãos de cor.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Para participarem neste concurso, os escritores devem de entregar todos os documentos que se seguem, através de um e-mail falso (de forma a preservar a sua identidade até deliberação final), para o e-mail kor@velhalenda.com.
No campo de ASSUNTO do e-mail deverão de colocar CANDIDATURA, mais o pseudónimo escolhido pelo escritor, seguido da identificação de género HOMEM/MULHER.
- Declaração de honra:
- Garante que a obra submetida a concurso é inédita;
- Assume ter conhecimento de todos os pontos do regulamento e concordar com eles;
- Assume toda a responsabilidade em caso de acusação de plágio;
- Compromete-se a estar presente na cerimónia de atribuição do prémio;
- Declara ter conhecimento de que qualquer violação ou incumprimento do requerido pelo prémio resultará na desqualificação imediata.
- Biografia.
- Fotografia Profissional (para fins comerciais, caso o participante vença o prémio)
- Indicação de Prémios recebidos anteriormente, caso existam.
SUBMISSÃO DA OBRA PARA ANÁLISE
Para participarem neste concurso, os escritores devem de entregar as suas obras, respeitando os requisitos que se seguem, através de um e-mail falso (de forma a preservar a identidade dos escritores até deliberação final), para o e-mail kor@velhalenda.com.
No campo de ASSUNTO do e-mail deverão de colocar CANDIDATURA, mais o pseudónimo escolhido pelo escritor, seguido da identificação de género HOMEM/MULHER.
- Obra inédita, inserida no género do romance, abrangendo qualquer um dos seus subgéneros.
- O documento deve de estar formatado da seguinte forma:
- Tamanho A4;
- Letra Times New Roman 12;
- Espaçamento Entre Linhas de 1,5;
- Espaçamento entre Parágrafos de 10;
- Respeitando esta formatação, a obra deve possuir um tamanho compreendido entre 100 (mínimo) e 350 (máximo) páginas.
- A obra deverá estar assinada com um pseudónimo;
- Prazo:
- O período de submissão das obras inicia-se a 25 de Abril de 2021; e termina a 10 de Agosto de 2021, às 23:59.
- O período de avaliação das obras a concurso compreende-se entre 11 de Agosto de 2021 e 15 de Janeiro de 2022.
- A atribuição do Prémio Kör 2021 será realizada a 15 de Fevereiro de 2022, em local ainda por definir.
O PRÉMIO
As obras serão divididas em dois grupos: Homens e Mulheres. O motivo? Muito simples. Queremos escolher, não um!, mas dois vencedores para o prémio Kör. Mais do que isso, queremos um vencedor e uma vencedora.
- De cada um dos grupos, serão escolhidas as três melhores obras.
- O Primeiro Prémio: Contrato de Edição de 3 Anos com as Edições Velha Lenda e Edição da Obra Vencedora. Troféu Prémio Kör 2021.
- O Segundo e Terceiro Prémio: Diploma Honorífico.
O JÚRI
O júri será anunciado nos próximos meses nas redes sociais das Edições Velha Lenda, sendo todo ele constituído por cidadãos de cor, honrando desta forma os ideais de respeito e igualdade defendidos pelo Prémio Kör.
AVALIAÇÃO DAS OBRAS A CONCURSO
As análises serão feitas consoante uma tabela e por fases.
Na primeira fase, será verificado que obras obedecem às regras e quais as quebram; eliminar-se-á de imediato as que não cumprem o exigido no regulamento.
Na segunda fase, os livros serão avaliados por ortografia, gramática, etc.; as obras que apresentem claras deficiências a nível de escrita, serão imediatamente eliminadas.
Na terceira fase, serão avaliadas as histórias contadas em cada obra; serão escolhidas as melhores, as restantes, serão eliminadas.
Por último, as melhores obras serão avaliadas por pontuação numa tabela de Narrativa (25), História (50) e Criatividade (25); cada vencedor deverá de obter um valor superior a 90 pontos. A decisão do júri terá de ser unânime.
Para além dos dois vencedores, será atribuído o 2º e 3º prémio.
A decisão final terá de ser, pelo júri, justificada ao público.
ESCLARECIMENTO
Nas Edições Velha Lenda temos recebido algumas questões relativas a este nosso prémio e, confessamos, foram dúvidas que nos deixaram alarmados! Por esse motivo, vamos esclarecer ponto a ponto aquilo que tem gerado mais perguntas. Pedimos também desculpas a todos pela escassez de informação fornecida, o que gerou interpretações assustadoras.
Então, vamos lá!
O Prémio Kör foi desenhado para celebrar todas as pessoas de cor portuguesas na literatura. O motivo? Portugal NÃO é apenas branco. Por isso, a sua cor tem de ser celebrada e dignamente reconhecida na literatura.
Identificação de género. Este foi o ponto que mais dúvidas gerou! Nós não estamos, de forma alguma, a excluir não-binários, transgéneros ou qualquer outra identidade de género do nosso prémio. Longe disse! Todos são bem-vindos. Recorremos à divisão dos participantes por homem e mulher por um motivo: garantir a igualdade de género no nosso prémio. Assegurar que qualquer mulher terá a oportunidade de vencer. Por esse motivo e como somos (temos de confessar) algo básicos, resolvemos dividir participantes em grupos biológicos.
> COMO ASSIM GRUPOS BIOLÓGICOS!?
>> Calma. Também pode gerar mal-entendidos. Não é isso que estão a pensar. Sim, dividimos os grupos em indivíduos que nasceram com o sexo masculino e indivíduos que nasceram com o sexo feminino. PORÉM, no que a transgénero respeita, serão inseridos no grupo com o qual se identificam. E!, esta divisão é unicamente utilizada para efeitos de deliberação do júri. Para respeitar a identidade de cada um, no momento da entrega de prémios, não existirá esta divisão/distinção. Existirão apenas os vencedores, sem género a eles associados.
Nacionalidade Portuguesa. Outro ponto que gerou algumas questões. Nós temos perfeita noção de que existem, infelizmente, muitas pessoas de cor em Portugal que ainda não obtiveram a nacionalidade por diversos motivos. No entanto, o nosso prémio foi desenhado para celebrar os cidadãos portugueses de cor. Não existe qualquer desejo de excluir um certo grupo. Longe disso! Simplesmente, o Prémio Kör tem um objectivo muito específico de inclusão: e é dar visibilidade à cor do cidadão português.
> Mas deram-nos excelentes ideias para um prémio num futuro próximo!
>> Já agora... Aceitamos submissões fora do concurso e essas não obedecem a qualquer regulamento. Enviem-nos os vossos livros para avaliação! O
Júri. O último dos nossos pontos. Nós não consideramos digno um prémio de inclusão e igualdade ter um júri branco e cis-género, altamente privilegiado. Por esse motivo, resolvemos convidar diferentes personalidades adequadas para lerem e avaliarem cada obra, e, no final, escolherem entre si o vencedor.Nós contribuímos apenas com o trabalho e as políticas editoriais. O resto, o mais importante, deixamos nas mãos de quem merece!
Por favor, jamais se sintam excluídos de algo nosso. Se há algo que as Edições Velha Lenda abominam é preconceito e discriminação.