NOVAS LENDAS


O objectivo principal da nossa casa editorial é lançar anualmente novas obras de ficção e não-ficção nacional, investindo e descobrindo novos talentos literários.

As candidaturas para o ano de 2022 encontram-se encerradas.

As candidaturas para o ano de 2023 serão abertas a 20 de Novembro de 2022 e encerradas a 1 de Janeiro de 2023. Será dada preferência aos géneros: Policial, Terror, Romance LGBTQ+ e Ficção Jovem Adulta.



O QUE PROCURAMOS NUM AUTOR

Para as Edições Velha Lenda a componente humana é um factor de extrema importância no momento de apostar num novo autor. Produzir um livro é um trabalho de equipa que exige respeito mútuo e uma certa sensibilidade. Quaisquer comportamentos discriminatórios ou opressivos, apologia ao ódio, são factores de eliminação imediata.

Estamos numa busca constante por escritores criativos e empenhados, que encarem a literatura com paixão e com a dose certa de seriedade, e que se dediquem às suas obras desde a pesquisa, até ao primeiro rascunho e à edição final. Um bom autor é aquele que estuda e investe todos os dias no desenvolvimento das suas capacidades. 

Ser um autor da Velha Lenda é ter em si o equilíbrio perfeito de Arte Literária e Humanidade.



O PRIMEIRO MANUSCRITO

Se há coisa que não nos assusta são 700 páginas, porém, fazer com 700 páginas um primeiro livro é um erro. As estatísticas revelam uma dificuldade elevada nas vendas de livros com mais de 400 páginas, principalmente quando nos referimos a autores debutantes. Portanto, e com o objectivo de elevar ao máximo o potencial de cada um dos nossos escritores, só aceitamos manuscritos compostos por um máximo de 200 páginas respeitando os seguintes parâmetros: tamanho A4, em Times New Roman 12, espaçamento entre linhas de 1,5.